
Grupo de trabalho da Escola Secundária de Jaime Cortesão sensibilizado com a realidade da violência doméstica.
Um grupo de quatro jovens do 12.ºano da Escola Secundária de Jaime Cortesão, no âmbito da área não disciplinar de Área de Projecto, desenvolvendo o tema “A Fuga à Lei”, levou a cabo a passagem de um inquérito pela comunidade escolar, envolvendo professores e sobretudo alunos.
Os resultados evidenciaram inúmeros casos de violência doméstica, quer com pessoas mais próximas dos inquiridos, quer com simples conhecidos.
Estes inúmeros casos, mesmo encontrados numa população de estudo pequena, são reafirmados com informação dada no Relatório de Segurança Interna de 2008.
Segundo números lançados nesse mesmo relatório, foram registados 20.392 casos de violência doméstica, o que dá uma subida de 6.474 em relação a 2007. Em todas estas situações sabe-se que 85% das vítimas eram mulheres e 47,5% dos agressores eram possuidores de uma arma. Durante o ano passado, a PSP e GNR receberam uma média de 2.312 queixas por mês, o que equivale a aproximadamente 76 queixas por dia (números retirados do jornal 24horas, do dia 27 de Março de 2009, n.º3.958).
Segundo informação lida num jornal semanal, o Presidente da República mostrou-se chocado com os casos de violência doméstica. O governo prepara-se para pôr em vigor uma lei que permite deter o agressor, mesmo sem este ser apanhado em flagrante delito.
Para ajudar a resolver este tão grave e antigo problema da sociedade, conta-se com o não silencio das vítimas e com a ajuda de associações específicas para estes casos, que têm sido essenciais no combate à violência doméstica."
Sem comentários:
Enviar um comentário